JUSTIFICATIVA:

 

Celso Eufrásio Monteiro nasceu em Sorocaba, Estado de São Paulo, em 10 de outubro de 1939.

 

Formou-se engenheiro químico em 1966, pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, então integrante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, engenheiro sanitarista em 1970, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo.

 

Entre 1971 e 1974, cursou pós-graduação em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública e, também em 1974, tornou-se mestre pela mesma faculdade, quando defendeu a monografia cujo título era "Disposição Final dos Despejos Líquidos da Indústria Açucareira e Alcooleira".

 

No âmbito docente, lecionou Química e Matemática no curso de 2º grau do Colégio Fernão dias, de São Paulo, entre 1963 e 1966; foi o responsável , em 1966, pelo curso de "Química Inorgânica" do Instituto de Tecnologia Lavoisier, de São Paulo e lecionou sobre "Poluição Industrial", em 1969, no curso de extensão universitária da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná.

 

Na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, tratou da disciplina "Controle da Poluição do Meio", do curso de Pós-Graduação para engenheiros, entre os anos de 1973 e 1975 e, em 1976, atuou no curso de especialização em Saneamento Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Lecionou sobre "Hidráulica Aplicada", em 1976, no curso de engenharia civil da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, de São Paulo.

 

Finalmente, lecionou sobre "Saneamento Básico" na Faculdade de Engenharia de Sorocaba, no curso de graduação para engenheiros civis.

 

Foi autor dos artigos "Técnicas e Experiências, Investigação, Divulgação e Intercâmbio", publicado pela revista de Engenharia Sanitária de Abril/Junho de 1973; "Bacia do Guarapiranga - Controle da Poluição - Relatório Preliminar", publicado pela Revista DAE de junho de 1972; Brazilian Experience with the Disposol of Waste Water from the Sugar Cane and Alcohol Industry, publicado em 1975 pela J. Process Biochemistry; "O Impacto das Grandes Barragens no Meio Ambiente", publicado em 1975 pela revista DAE nº 101.

 

Também foi autor dos trabalhos "Processos Modernos de Tratamento de Águas Residuárias:  Soluções Aplicadas a Problemas Brasileiros", apresentado no XII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária, realizado em 1972, em Assunção, Paraguai; "Tratamento de Depois Líquido de Usinas De Açúcar",  apresentado no XIV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária, realizado em 1974, na cidade do México, México; "Controle de Poluição das Águas e do solo no Estado de São Paulo", apresentado no XV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária, realizado em 1976, em Buenos Aires, Argentina; "Paraíba River Water Quality Forcasting and Management - Computer Techniques for Evaluating Management and Polution Control", apersentado no United Nations Development Programme da Organização Mundial de Saúde, realizado em genebra, em 1977; "Perdas de Sacarose no Processo Industrial e Medidas Corrertivas", apresentado no I Seminário Técnico Santal, realizaod em Ribeirão Preto, em 1978 e "Fábrica de Celulose e o Meio Ambiente: Aspectos de Poluição das Águas e do Ar", apresentado em 1979 no XII Cogresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Papel e Celulose.

 

Em 1977, atuou como blosista da Organização Mundial da Saúde - OMS e da Organização Panamericana de Saúde, desenvolvendo um cronograma de visitas e programas na "Corporaction Autônoma Regional Del Cauca - CVC" e na "Corporation Autônoma Regional de La Sabana de Bogotá y de los Valles de Ubate e Chiquiquira - CAR, ambas sitas na Colômbia; no "Instituto Nacional de Acuedutos y Alcantarillado" de San José, Costa Rica; na "Secretaria de Agricultura e Recursos Hidráulicos - SARH da Cidade do México; na "Direción de Obras Sanitárias - DOS" e na Universidad de Chile, ambas sitas em Santiago e na "Empresa de Obras Sanitárias de La Nación", de Buenos Aires, Argentina.

 

Na área profissional, atuou entre 1967 e 1968 como Chefe de Divisão de Avaliação de Qualidade do Ar da Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar - CICPAA, em São Caetano do Sul, desenvolvendo trabalhos em Santo André, São Bernardo  do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e São Paulo.

 

Em 1968, foi contratado pela Campanha de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, como engenheiro integrante da Seção de Controle de Qualidade de Materiais. NA sequência, atuou como engenheiro da Seção de Controle de Poluição das Águas e como responsável pela diretoria do Escritório de Controle das Águas da Coordenação de Assistência aos Municípios do Fundo de Saneamento Básico - FESB.

 

Em 1970 e 1973, desenvolveu e acumulou as funções de Assistente Técnico e de Chefe da Seção de Estudos Especiais da Diretoria da Divisão de Estudos e Pesquisas da CETESB.

 

Entre 1973 e 1975, foi designado para a coordenação, como assessor técnico, dos estudos desenvolvidos pela superintendência de Controle de Poluição das Águas da CETESB, motivado pelo Plano Nacional de Saneamento - PLANASA.

 

Foi coordenador do "Estudo do Modelo Matemático da Bacia do Rio Paraíba do Sul", realizado entre 1975 e 1977 pela CETESB, com a colaboração da Organização Mundial da Saúde - OMS, da Organização Panamericana da Saúde, do Fundo Especial das Nações Unidas e da Universidade do Texas.

 

Atuou como Gerente de Estudos Especiais de Superintendência de Estudos de Poluição das Águas e do Solo da CETESB, entre 1976 e 1977 e, nesse mesmo período, como Assistente da Diretoria de Tecnologia de Saneamento Ambiental - DTSA, oportunidade em que desenvolveu trabalhos nos Estados dos Rio Janeiro e de Santa Catarina.

 

Também em 1977, foi nomeado pela CETESB como Gerente Regional de Sorocaba, onde desenvolveu programas de controle de poluição das águas e do ar e políticas de prevenção ambiental na 4ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

 

EM 1979, foi contratado pela Organização Mundial da Saúde - OMS e pela Organização Panamericana de Saúde, como consultor para a área de tratamento de despejos industriais.

 

Finalmente, foi nomeado Superintendente Regional de Sorocaba pela CETESB, função e atividade que desenvolveu até a sua aposentadoria.

 

Concomitantemente às atividades acima citadas, foi membro do grupo de trabalho responsável pela elaboração do "Plano de Controle de Poluição das Águas do Estado de São Paulo", desenvolvido em 1969, pela Secretaria dos Serviços e Obras Públicas do Estado de São Paulo: participou da elaboração de regulamento do Decreto Estadual nº 195-A, de 12 de fevereiro de 1970, que dispõe sobre a proteção dos recursos hídricos contra agentes poluidores e integrou, entre 1972 e 1973, a Comissão de Estudos de Preservação do Meio-Ambiente, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

 

Celso Eufrásio Monteiro foi também integrante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES; da Associação Brasileira de Prevenção à Poluição do AR - ABPPOLAR e da Associação Brasileira de Limpeza Pública - ABLP.

 

S/S.,  16 de agosto de 2011.

 

Francisco Moko Yabiku

Vereador.